By: romeira On: Abril 14, 2017 In: Notícias Comments: 0
Caros colegas médicos, hoje eu vou conversar um pouco sobre a importância do emprego precoce de cuidados paliativos para os nossos pacientes com câncer como prevê o SALVO.
Desde 2010 a comunidade médica está sendo presenteada com publicações que demonstram o aumento de sobrevida e melhora da qualidade de vida dos pacientes oncológicos que recebem, além da terapia padrão, o suporte de uma equipe de cuidados paliativos.
Até uma revisão da Cochrane demonstrou aumento de sobrevida quando a terapia padrão era associada aos cuidados paliativos.
Além dessas publicações que demonstram aumento de sobrevida, outras demonstraram economia de até 24% no custo de pacientes hospitalizados quando uma equipe de cuidados paliativos acompanhava pacientes hospitalizados precocemente. Isso é algo muito importante principalmente em um país como o nosso onde 80% da população depende do SUS.
Através da abordagem SALVO, é possível identificar as necessidades de cada paciente e as complicações do câncer, de seu tratamento e de outras comorbidades, o que permite maior segurança.
Nós médicos precisamos difundir essas informações para tentarmos beneficiar mais pacientes e várias especialidades podem contribuir muito no suporte desses pacientes.